iPhone 7 vs 7 Plus – Quais as principais diferenças?

F

oi no dia 7 de Setembro de 2016 que foram apresentados ao mundo mais dois modelos da linha iPhone, linha esta que havia sido começada no dia 29 de Junho de 2007 com o primeiro iPhone ainda introduzido por Steve Jobs.

Ao longo de 9 anos foi possível observar enormes evoluções na tecnologia que permitiram que nos dias de hoje possamos segurar num mundo infinito de possibilidades e inovações com a nossa mão, através dos aparelhos mais sofisticados da empresa de Cupertino, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Mas tendo eles sido lançados no mesmo dia será que apresentam grandes diferenças? E se sim, quais são as principais diferenças?

É isso que vamos descobrir no nosso artigo de hoje. Pusemos à prova estas duas “máquinas” e comparámo-las. Eis os resultados:

Ecrã

Esta é seguramente a diferença mais visível entra os dois aparelhos (em conjunto com a câmera). Enquanto o ecrã do iPhone 7 conta 4,7 polegadas em HD (326 pixels por polegada), o ecrã do iPhone 7 Plus conta com 5,5 polegadas e ecrã Full HD (401 pixels por polegada), no entanto esta diferença não é muito notável no dia-a-dia.

Ambas as versões da linha 7 contam com mais cores e mais brilho que todos os seus antecessores, o que reforça um excelente avanço nesta temática por parte da Apple. A tecnologia de 3D touch introduzida está presente em ambos os aparelhos.

Câmara

É neste quesito que podemos assegurar sem dúvida grandes diferenças entre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Começando logo pelo aspecto, é possível verificar que o modelo 7 tem apenas uma lente, como todos os outros modelos até então e que a câmara do iPhone 7 Plus possui duas lentes.

Quer a lente traseira do 7 quer as duas lentes traseiras do Plus têm 12MP, a única diferença é que a segunda lente do Plus permite alcançar um zoom óptico de até 2 vezes mais e um zoom digital de até 10 vezes mais, enquanto o zoom do 7 é apenas de 5x no digital.

No iPhone 7 Plus é possível denotar-se uma maior nitidez, o efeito “retrato” que desfoca o fundo e foca apenas o elemento central e claro, o gigante alcance que possui.

Processador

Se esperava uma grande diferença de processamento entre estes dois modelos engane-se, pois são muito similares. Ambos usam o processador A10 Fusion e o mesmo coprocessador M10. A única diferença, que se deve ao facto da tela do 7 Plus ser maior, é que a memória RAM no 7 é de 2GB, enquanto no Plus é de 3GB.

Se pretende escolher entre um ou outro pelo processador tire essa ideia da cabeça, pois ambos são o mesmo.

Peso

Como nos restantes pares de modelos (6 e 6 Plus, 6s e 6s Plus) há uma diferença de peso entre os aparelhos, derivado obviamente dos seus tamanhos díspares. Então neste caso temos o iPhone 7 Plus com 188 gramas e o 7 com 138 gramas.

De referir ainda algumas características inéditas introduzidas em ambos os aparelhos que são a resistência à água e poeiras, a inserção de uma nova capacidade de memória, os 256GB, e desaparecimento dos 16GB, passando agora a existir na mesma três variedades de memórias, os 32GB, os 126GB e os recém inseridos 256GB e ainda a remoção da entrada de headphones, passando estes a serem inseridos na mesma zona onde se faz o carregamento.