Reparação inevitável quando o iPhone não liga?

E

ste é um dos piores pesadelos de qualquer utilizador de um aparelho eletrónico, seja ele qual for, mas quando se trata do seu tão especial iPhone é algo digno de um mini ataque de stress. Felizmente existem diversas ações que podem ser tomadas para trazer o seu “i” de volta à vida. No artigo de hoje enumeramos certos procedimentos que podem/dever ser seguidos para tentar “ressuscitar” o seu aparelho. Leia com atenção:


1. Faça um hard reset

Pode parecer no mínimo estranho, mas esta solução resolve a maioria dos casos onde o iPhone encrava ou simplesmente não liga. O que terá de fazer é nada mais nada menos de que um hard reset. E como fazer um hard reset? Simples.

Pressione o botão “Home” (o botão redondo central) e o botão de “Power” (o botão usado para ligar/desligar o iPhone). Pressione ambos ao mesmo tempo por um período de 15 a 20 segundos. Se isto não resultar, está na altura de passar ao próximo passo.


2. Insista no carregamento do seu iPhone

Muitas vezes o problema pode ser da bateria e esta pode estar a dar algum tipo de erro. Para tal deixe o seu iPhone a carregar durante bastantes horas seguidas (7 no mínimo) e veja se ao fim desse tempo o aparelho liga.

Este é um erro bastante comum na linha dos iPhones 4 e 5. Ao fim de o deixar carregar durante essas horas todas, tente repetir o processo de hard reset explicado em cima. Se mesmo assim este processo ainda não funcionou, passe ao passo 3.


3. Restaure o iPhone

Tentadas as opções supra-citadas e sem sucesso, é agora altura de fazer um restauro do sistema operativo. Se até a este ponto fez um backup de todos os seus dados, perfeito, caso contrário ainda vai a tempo de fazê-lo. Lembre-se que com este processo vai perder todos os dados do seu smartphone. Para isso faça a conexão do seu iPhone ao iTunes, e carregue em “Fazer Backup”. Guarde bem esse backup. De seguida, na mesma página onde fez o Backup, é onde irá restaurar o iPhone. Ao lado dos dados do seu aparelho irá encontrar um botão que diz “Restaurar iPhone”. Carregue e aguarde que todo o sistema operativo seja reposto.

Se for bem sucedido e conseguir ligar o seu aparelho de novo, perfeito! Era exatamente o que queríamos, agora é altura de restaurar o seu backup no botão ao lado de onde efetuou o backup. Se for um dos infelizes e não tiver tido qualquer resultado passe ao próximo passo.


4. Ir a um centro de reparações

Quando não conseguir resolver o problema por si próprio não lhe resta outra opção se não recorrer ao técnicos especializados para lhe darem uma ajuda mais profissional. A reparação iPhone deve ser efetuada apenas por técnicos especializados, procure sempre centros de reparação de confiança que usem apenas componentes de primeira qualidade. O resolução definitiva de uma avaria depende fortemente do uso de peças de qualidade, em vez de material de marcas brancas que poderá deixar de funcionar num curto espaço de tempo.