Música no iPhone – Guia Prático

E

ste artigo vem dar resposta a uma dúvida que muitos utilizadores recentes de iPhone têm: como colocar/transferir músicas para o seu Smartphone Apple, da forma mais segura e correta? Principalmente para quem estava habituado ao Android, em que este processo consistia apenas em ligar o aparelho ao PC e arrastar as musicas para dentro dele, o processo no iPhone parece um bicho de sete cabeças. Mas verá que não é tão complicado como parece.
Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa:

Passo 1 - Download iTunes

Para começar vamos utilizar o software oficial da Apple para este efeito: o iTunes. Caso possua um Macbook esta aplicação já virá automaticamente instalada no seu computador, caso contrário terá de proceder à sua instalação. Se este ultimo for o seu caso, vá até à página: https://www.apple.com/pt/itunes/download/ e faça o download do iTunes. Insira o seu e-mail e carregue no botão “Faça download já”;



Passo 2 - Conectar iPhone ao computador

Após instalar corretamente o iTunes no seu computador, deverá abrir a aplicação, onde irá aparecer no seu ecrã algo semelhante ao que vê na seguinte imagem:


Agora através do seu cabo Lightning (carregador/USB), conecte o seu iPhone ao computador e se tudo for feito correctamente irá aparecer o nome do seu iPhone conectado no lado esquerdo, como pode ver na imagem (caso não apareça verifique o estado do seu cabo Lightning):


Passo 3 - Sincronizar Ficheiros

Já estamos ligados ao iTunes, que é a aplicação que usaremos para fazer a transferência de músicas para o iPhone. No próximo passo iremos carregar no ícone do iPhone na barra superior. Chegamos à página do nosso aparelho e é neste passo que iremos proceder à sincronização de todos os ficheiros actuais do nosso iPhone com o computador que estamos a usar, carregando no botão “Sincronizar” apresentado no canto inferior direito, como na imagem:





Passo 4 - Adicionar Músicas

Está na altura de adicionarmos as nossas músicas! Para o fazermos vamos carregar em “Ficheiro” na barra superior, e em seguida em “Adicionar à biblioteca” para prosseguirmos para a escolha das nossas músicas favoritas:




Agora só temos que seleccionar as nossas músicas favoritas e carregar em “Abrir”. Não se esqueça que poderá seleccionar mais que uma música ao mesmo tempo, no caso do Windows ao carregar em “CTRL” e carregar em todos os ficheiros de música sem largar o botão do “CTRL” e o mesmo para o Mac, mas neste com a tecla de “CMD”:



Passo 5 - Sincronizar Músicas

Estamos quase prontos para ouvir as músicas no nosso iPhone! Mas até lá ainda falta um ponto crucial, que é onde muita gente encrava e depois não entende porque é que as músicas não passaram para o aparelho. Para isso, temos que voltar à página onde aparece o nosso iPhone, carregar em “Música”, marcar a caixa onde diz “Sincronizar música” e finalmente carregar no botão “Sincronizar”:




Divirta-se!

Agora basta esperar que a sincronização acabe de ser feita e após isso as nossas músicas já estão finalmente no nosso iPhone! Para as ouvir basta desconectar o cabo Lightning do seu aparelho, ir à aplicação “Música” que vem originalmente com o seu iPhone e escolher a sua favorita.